Secretaria de Cultura e Economia Criativa | GDF É tempo de Ação
Etapa 1
25/05/2022
11/07/2022
Inscrições
Etapa 2
25/05/2022
11/07/2022
Consultas/Respostas
Etapa 3
25/05/2022
11/07/2022
Envio das Propostas
Etapa 4
18/07/2022
22/07/2022
Julgamento
Etapa 5
29/07/2022
Resultado Preliminar
Etapa 6
22/08/2022
Resultado Final

Respostas às Consultas



Consulta:
O item 6.3 do edital do Concurso do Museu da Bíblia do GDF, parece estabelecer a opção de inscrição de pessoa ou jurídica: "No momento da inscrição, deverá ser preenchido o formulário de identificação de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física". Essa possibilidade fica reforçada com o item 6.4 do Edital: No caso de Pessoa Jurídica o ..." no qual se considera a possibilidade de ter a opção somente de Pessoa Jurídica. Gostaria de saber se posso fazer a inscrição somente de pessoa Física?
Resposta:
Sim, você pode fazer a inscrição como pessoa física. os formulários para pessoa jurídica são nos casos em que for necessário.
Consulta:
Quando preencho o item "inscrições" do site : concurso.museudaiblia.df.gov.br, aparece formulário digital para dados do concorrente e depois pede dados da empresa. Isso significa que mesmo sendo pessoa física tem que estar atrelado a uma empresa? obrigado
Resposta:
Prezado interessado, verifique que o Edital tanto admite a inscrição de pessoas físicas isoladamente, como admite a inscrição de uma pessoa física representando um grupo informal (no caso Autor/Coordenador/Responsável Técnico), como ainda admite a inscrição de empresas de arquitetura (Pessoa Jurídica). Portanto, sendo pessoa física voce preenche a parte referente a "Autor/Coordenador/Responsável Técnico".
Consulta:
Gostaria de saber onde está o novo edital? Pois vi no site que mudaram as datas do cronograma...
Resposta:
Bom dia! o novo edital consta no site do concurso no item Edital. Também está disponível no site da secretaria por meio do link: https://www.cultura.df.gov.br/licitacoes-2/
Consulta:
Olá! O anexo VII não se encontra no link. O anexo que se encontra no link é o VI e não o VII. Obrigado!
Resposta:
Bom dia. o anexo já foi retificado. os documentos também podem ser encontrados pelo site da secretaria de estado de cultura através do link : https://www.cultura.df.gov.br/licitacoes-2/
Consulta:
Olá, quero fazer minha inscrição como pessoa física, visto isto, não tenho cnpj, e ele não está colocado como obrigatório. Porém, ao concluir a inscrição deixando o campo do cnpj em branco o site redireciona a página e solicita o item. Como proceder?
Resposta:
Boa noite. Por enquanto, no local de colocar o nome de empresa o senhor coloque: inscrição de pessoa física No CNPJ pode usar o da secretaria somente para preencher e não dar erro: 00.394.684/0001-53 E o restante dos dados o senhor preencha com os seus. Os anexos do edital como ficha de inscrição pessoa física por exemplo e os outros podem ser enviados juntos com qualquer anexo.
Consulta:
Boa tarde. O Programa de necessidade mostra como Etapa 1 Construtiva: Subsolo; Térreo e 1º Pavimento. Já para a Etapa 2 Construtiva, mostra: 2º Pavimento e Cobertura. Uma pergunta foi respondida a respeito, da seguinte maneira: " Embora o arquiteto vá propor um estudo para toda a edificação, ela tem que se pensada em dois blocos autônomos " O que seguir? Como proceder?
Resposta:
A proposta deverá contemplar a edificação como um todo, prevendo duas etapas construtivas, conforme Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, que estabelece em seu item 7. DIRETRIZES TÉCNICAS E CONCEITUAIS DO PROJETO, que “a proposta deverá apresentar a implantação da obra em 2 etapas, sendo uma das premissas é que permitam o funcionamento da primeira etapa do projeto, sem prejuízo da continuidade das obras da etapa seguinte, permitindo-se adequar ao fluxo técnico-financeiro do empreendimento.”
Consulta:
No Regulamento, Figura 9, mostra a localização do lote, embora com as medidas de comprimento e largura, ilegíveis. Quais são estas medidas? Obs: sabemos que a área do terreno é 7.500 m2
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
O prazo para envio dos trabalhos - a nível de projeto legal, com arquitetura, estrutura e instalações compatibilizados - é realmente dia 11 de julho?
Resposta:
Trata-se de Edital de premiação para Projeto Legal de Arquitetura. Os documentos que deverão compor a proposta estão descritos no corpo do Edital e em seus Anexos. O prazo para envio da documentação referente à primeira etapa é 11/07/2022 (23:59 horas) e o prazo para o envio da documentação referente à segunda etapa, pelos três primeiros classificados é de 3 dias uteis após a divulgação da fase de recursos do resultado preliminar do concurso. Conforme estabelecido no cronograma a divulgação do resultado preliminar do concurso é dia 29/09/2022.
Consulta:
Senhores, Ao ler a documentação do concurso, tivemos algumas dúvidas que gostaríamos de esclarecimentos, se possível: 1. Esclarecer os conteúdos da primeira e segunda etapa. 2. Esclarecer a data de entrega da primeira e segunda etapa. 3. A entrega da documentação será em três dias úteis a partir de qual data? 4. O Concurso de Arquitetura como instrumento da lei de licitações costuma ser de Estudo Preliminar. No cronograma consta envio do Estudo Preliminar, no Edital item 11.1 consta Projeto Legal e também no Edital item 11.4 numero IV consta Projeto Básico. 5. Na divulgação do resultado preliminar serão anunciados os nomes dos três primeiros colocados ? 6. Em que momento do concurso será anunciado o nome do vencedor, segundo e terceiro colocados ? O resultado final no Edital será anunciado no dia 17.08.2022 e no cronograma consta 22.08.2022. No aguardo agradecemos, Atenciosamente.
Resposta:
O conteúdo da apresentação da primeira etapa encontra-se disposta a partir do subitem 11.4 do Edital, sendo o prazo de entrega de 25/05/2022 a 11/07/2022, às 23:59 horas (horário de Brasília), conforme Cronograma item17. A segunda etapa de apresentação das propostas acontecerá após o julgamento final do Concurso, em que os três primeiros colocados deverão encaminhar o Projeto Legal de Arquitetura completo, conforme definição da ABNT na NBR 13532 e Item 8 do Regulamento, conforme disposto no subitem 11.17 do Edital. O prazo para o envio da documentação referente à segunda etapa, pelos três primeiros classificados é de 3 dias uteis após a divulgação da fase de recursos do resultado preliminar do concurso. Conforme estabelecido no cronograma a divulgação do resultado preliminar do concurso é dia 29/09/2022. O objeto do concurso é a apresentação de Projeto Legal de Arquitetura, conforme estabelecido no item 3 do Edital. As propostas devem seguir a forma de apresentação especificada para cada etapa, conforme item “11. Normas de Apresentação” do edital. O conteúdo mínimo para a primeira etapa de apresentação consta do item 11.4. Já a apresentação do Projeto Legal de Arquitetura completo é exigida a segunda etapa de apresentação das propostas, conforme item 11.17 do edital, apenas para os três primeiros colocados. Na divulgação do resultado preliminar serão anunciados os nomes dos três primeiros colocados. Conforme Cronograma item 17, o Resultado Final do Concurso será divulgado no dia 17/08/2022 e a Homologação e premiação Concurso ocorrerá até 22/08/2022.
Consulta:
Bom dia. Existe um programa mínimo, obrigatório, que deve constar já na primeira fase da construção? Existe uma estimativa de metragem mínima nesta etapa, ou estas decisões cabem aos participantes?
Resposta:
O programa de necessidades obrigatório para cada etapa construtiva está disposto no - ANEXO XII - Programa de Necessidades em fases do Edital 05/2022 - Museu da Bíblia, incluindo a metragem computável e dedutível.
Consulta:
O edital não descreve como se dará a contratação da equipe vencedora do concurso para o desenvolvimento do projeto executivo de arquitetura e do gerenciamento dos projetos complementares. Isso será feito através de um contrato específico? Quando ele estará disponível?
Resposta:
O Edital não contempla contratação, apenas premiação para melhor projeto legal de arquitetura.
Consulta:
Bom dia Senhores, Seguem algumas dúvidas para serem esclarecidas, por favor: 1. Esclarecer qual deve ser a complexidade do auditório/teatro (térreo), pois ambos têm programas completamente diferentes, serão necessárias as áreas de coxias, altura para manobra de cenários e etc.? 2. Os jardins serão computados como área construída? 3. As áreas de jardins serão computadas para o cálculo de vagas para o estacionamento? Obrigado.
Resposta:
1. O detalhamento das características que se espera do teatro/auditório está descrito no Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, que estabelece em seu item 6. PROGRAMA DE NECESSIDADES: “Capacidade para 800 pessoas. Estrutura completa de palco. Luminotécnica, som, equipamentos multimídia, audiovisual, conectividade. Entrada principal na parte interna do Museu e uma entrada secundária independente do Museu.” Cuja função determinada é a de “Auditório multimeios: teatro, música, dança e eventos em geral.” 2. Segundo o Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, item 6. PROGRAMA DE NECESSIDADES, estão previstos: Jardim 1 com 614,0m² (1º pavimento), Jardim 2 com 1.300,0m² (2º pavimento) e Jardim 3 com 1.440,0m² (cobertura). As áreas de jardim, caso sejam cobertas, serão consideradas áreas computáveis. 3. Segundo o citado Anexo I, será exigida a implantação de estacionamento em subsolo, no interior do lote e na proporção mínima de 1 vaga de automóvel para cada 50m2de área construída e 1 vaga para bicicleta para cada 150m2de área construída. Dessa forma, caso as áreas de jardim sejam computáveis, entrarão no cálculo de vagas.
Consulta:
O concurso e só de arquitetura ? Ou também tem que apresentar os complementares , Não consegui entender
Resposta:
Trata-se de Edital de premiação para Projeto Legal de Arquitetura. Os documentos que deverão compor a proposta estão descritos no corpo do Edital e em seus Anexos.
Consulta:
O cronograma esta confuso . não entendi.
Resposta:
Favor especificar quais as divergências constatadas.
Consulta:
Nao entendi o cronograma
Resposta:
Favor especificar quais as divergências constatadas.
Consulta:
O estacionamento de superfície sempre que solicitado nas edificações do canteiro central do eixo monumental, são oferecidos pelo governo que substitui a necessidade de estacionamentos em lugares indevidos. A igreja Rainha da paz, o memorial JK, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e etc. já têm seu estacionamento em superfície vinculado ao desenho das vias públicas. Considerando que estamos fazendo um estacionamento no subsolo com grande número de vagas, aproximadamente 160 vagas, gostaríamos de saber se ainda sim será necessário estacionamento em superfície no canteiro central do eixo monumental que não seja ou previamente estabelecido na tipologia dos demais equipamentos já existentes.
Resposta:
A Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, exige em seu artigo 2º inciso VIII – a implantação de estacionamento em subsolo no interior do lote, na proporção mínima de 1 vaga de automóvel para cada 50 metros quadrados de área construída e 1 vaga para bicicleta para cada 150 metros quadrados de área construída. Está em fase de elaboração, pelo poder público, o projeto de um estacionamento em área pública, em superfície. O Programa de Necessidades prevê estacionamento de superfície com capacidade para 60 vagas.
Consulta:
Venho por meio desse consultar como me inscrever para participação de pessoas físicas e não jurídicas. Consta no edital a possibilidade de participação de pessoa física.
Resposta:
A inscrição de pessoa física pode ser realizada através do site no item inscrição. Boa noite. Por enquanto, no local de colocar o nome de empresa o senhor coloque: inscrição de pessoa física No CNPJ pode usar o da secretaria somente para preencher e não dar erro: 00.394.684/0001-53 E o restante dos dados o senhor preencha com os seus. Os anexos do edital como ficha de inscrição pessoa física por exemplo e os outros podem ser enviados juntos com qualquer anexo.
Consulta:
Boa tarde. Pela área máxima de construção do museu ( 6.750m2) a quantidade minima de vagas de estacionamento é de 135 vagas. Pergunta: as vagas de superficie (60 vagas ) são diminuidas deste total ou realmente precisamos de 135 vagas no subolo? Att. Samuel Lima
Resposta:
A Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, exige em seu artigo 2º inciso “VIII – a implantação de estacionamento em subsolo no interior do lote, na proporção mínima de 1 vaga de automóvel para cada 50 metros quadrados de área construída e 1 vaga para bicicleta para cada 150 metros quadrados de área construída.” Dessa forma, a quantidade mínima de vagas exigidas na referida lei deve estar localizada em subsolo, no interior do lote.
Consulta:
Olá. O primeiro lugar recebe o prêmio pelo anteprojeto de arquitetura. Mas para entregar os projetos complementares, aprovações... Qual o valor dos honorários para contratação? E qual a dimensão do lote? no pdf fornecido está ilegível.. Obrigado
Resposta:
Trata-se de Edital de premiação para Projeto Legal de Arquitetura. O Edital não contempla contratação, apenas premiação para melhor projeto legal de arquitetura. Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
Considerando que o prazo de três dias úteis não está sendo respeitado, podemos entender que esse atraso trará uma dilatação nos demais prazos do concurso. O esclarecimento das perguntas influencia diretamente as decisões a serem tomadas a cada dia do desenvolvimento dos trabalhos. Obrigado
Resposta:
Bom dia senhores! O prazo de Três dias úteis se refere a decisão quanto a impuganção conforme edital: 10.2 A Comissão Especial de Licitação decidirá sobre a impugnação em até 3 (três) dias úteis No momento, estamos trabalhando nas respostas das consultas o mais rápido possível. de modo que vossas senhorias fiquem informadas da melhor forma possível.
Consulta:
A área de circulação interna de cada ambiente/atividade já está dentro da área estabelecida para aquela atividade?
Resposta:
As áreas previstas para cada ambiente completo são aquelas estabelecidas no Programa de Necessidades do edital. O PN também define áreas para circulação horizontal, destinadas à distribuição de fluxo de usuários em cada pavimento.
Consulta:
Bom dia. Agradeço as respostas a seguintes consultas: . Na parte superior esquerda da tabela PN indica-se que o a obra é para execução “IMEDIATA”. Qual o espaço temporal entre a Etapa 1 e a Etapa 2? . Como a Etapa 1 funcionaria sem a caixa d’água superior a ser construída na etapa 2? Está se pensando que a Etapa 1 inclui o osso da Segundo Andar e Cobertura mas sem revestimentos nem elétrica por exemplo, ou pelo contrário, está se pensando que o Museu construído na Etapa 1, não dará sinais de que existirá uma Etapa 2. . A 'sala de apoio técnico ao paisagismo e jardinagem' se indica para a Etapa 2. Na Etapa 1 os jardins não terão nehuma sala suporte? As ferramentas de jardinagem podem ser guardadas num depósito (não previsto no PN) no subsolo? Atenciosamente.
Resposta:
A proposta deverá contemplar a edificação como um todo, prevendo duas etapas construtivas, conforme Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, que estabelece em seu item 7. DIRETRIZES TÉCNICAS E CONCEITUAIS DO PROJETO, que “a proposta deverá apresentar a implantação da obra em 2 etapas, sendo uma das premissas é que permitam o funcionamento da primeira etapa do projeto, sem prejuízo da continuidade das obras da etapa seguinte, permitindo-se adequar ao fluxo técnico-financeiro do empreendimento.” O arquiteto não pode propor contra o que está delimitado no Programa de Necessidades. O que não está contra é livre criação por parte do licitante.
Consulta:
poderia informar me as dimensoes do lote , obrigado
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
poderia informar me as dimensoes do lote , obrigado
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
Bom dia. Não localizei campos específicos para anexar os documento, na Inscrição: Anexo II - Ficha de inscrição Pessoa Física ou jurídica Anexo V - Declaração para os fins do Decreto nº 39.860, de 30 de maio de 2019 - Pessoa Jurídica ou Física Anexo VII - Declaração de inexistência de impeditivo de habilitação Anexo VIII - Declaração de não utilização de mão de obra de crianças e adolescentes Anexo IX - Termo de cessão de projeto e obra transferência de direitos autorais
Resposta:
Boa noite. Vossa senhoria pode incluir esses anexos junto com qualquer outro anexo. pode colocar por exemplo junto com o seu comprovante de inscrição no CAU. O importante é enviar.
Consulta:
Bom dia, Qual a estrutura e dados do solo? Att.
Resposta:
Essas informações não têm recomendação específica no Programa de Necessidades. Os aspectos gerais do terreno podem ser vistos através das imagens disponíveis no ANEXO I REGULAMENTO, integrante do Edital. E ainda no GeoPortal / DF (seduh.df.gov.br).
Consulta:
Boa tarde Prezados, Qual o valor com impostos para a construção de cada Etapa?
Resposta:
Essas informações não têm recomendação específica no Programa de Necessidades.
Consulta:
Boa tarde, . O reuso de aguas pluviais é desejado? É possível a inclusão de paneis PV (solar) na cobertura ou no estacionamento aberto? Att.
Resposta:
Esses elementos não têm recomendação específica, no Programa de Necessidades, ficam por conta da concepção arquitetônica. O arquiteto não pode propor contra o que está delimitado no PN. O que não está contra, é de livre criação por parte do licitante. Ressalte-se que o subitem 5.6 apresenta critérios básicos de avaliação, a serem considerados pela Comissão Julgadora, dentre os quais se encontram a sustentabilidade socioambiental, exequibilidade, economia e viabilidade técnico-construtiva, soluções passivas de conforto térmico e eficiência energética. E conforme consta do objeto do Edital: “Será selecionado, em uma única etapa de julgamento, o Projeto Legal mais adequado, com liberdade de proposição.”
Consulta:
Boa tarde Prezados do Concurso, obrigado pela oportunidade e pelas respostas as perguntas de áreas e usos: - Qual a porcentagem/margem de aproximação admissível para cada área dos usos indicados na tabela? - É possível inverter os usos definidos entre o andar térreo e o primeiro? - É possível situar alguns programas de suporte (administrativos, depósitos, etc.) em outro nível? - É possível criar rampas para acessos 'extra', mas ao mesmo tempo cumprir com todos os espaços e usos indicados na tabela?
Resposta:
O arquiteto não pode propor contra o que está delimitado no Programa de Necessidades. O que não está contra é livre criação por parte do licitante.
Consulta:
Boa Noite. No item 5 , caracterização dp lote nos parametros urbanisticos, no item estacionamento consta: implantação obrigatoria em subsolo no interior do lote, pode ou não haver estacionamento de superficie como pede o programa de necessidades, para 60 vagas, em estacionamento de superficie. Aguardo o retorno dos senhores. Muito Obrigado.
Resposta:
O Programa de Necessidades prevê dois estacionamentos, um em superfície e outro em subsolo. A Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, exige em seu artigo 2º inciso “VIII – a implantação de estacionamento em subsolo no interior do lote, na proporção mínima de 1 vaga de automóvel para cada 50 metros quadrados de área construída e 1 vaga para bicicleta para cada 150 metros quadrados de área construída.” Dessa forma, a quantidade mínima de vagas exigidas na referida lei deve estar localizada em subsolo no interior do lote. E ainda, o PN prevê o estacionamento de superfície com capacidade para 60 vagas.
Consulta:
Bom dia Prezados do Concurso, Seria possível disponibilizar algumas fotografias do terreno? Obrigado
Resposta:
As imagens disponíveis encontram-se no ANEXO I REGULAMENTO, integrante do Edital. E ainda no GeoPortal / DF (seduh.df.gov.br) .
Consulta:
Bom dia! No texto do Anexo I indica se que o Auditório/Teatro terá uma capacidade mínima de 500 pessoas. Na tabela PN 800 pessoas. Qual informação é válida? Atenciosamente
Resposta:
O detalhamento das características que se espera do teatro/auditório está descrito no Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, que estabelece em seu item 6. PROGRAMA DE NECESSIDADES: “Capacidade para 800 pessoas.”
Consulta:
Favor disponibilizar em arquivo a definitiva localização do lote derivado do parcelamento, dado que há contradição das fontes (Anexo 1 do edital e texto da lei 995/21). O afastamento MÍNIMO do lote do museu está atrelado ao lote do outro lado da via de ligação. Permitindo, dessa forma, interpretação diversa de uma informação que deveria estar consolidada.
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
"A lei complementar 995/21 diz: "IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);" o PROGRAMA DE NECESSIDADES diz 7.500,00 m². Qual informação considerar?"
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
Há uma diferença na tabela do PROGRAMAS DE NECESSIDADES presentes no Anexo I e ANEXO XII. Qual seguir?!
Resposta:
Favor especificar quais as divergências constatadas.
Consulta:
Prezados, fiz a inscrição (nº 9) e consta pendente por falta de alguns documentos informados por e-mail. Contudo, quando acesso a área restrita aparece uma msg que minha inscrição não foi homologada dentro do prazo previsto no edital. Pergunto, qual prazo? Pois estamos dentro da etapa de inscrições e recebi o e-mail para envio dos demais documentos há apenas 02 (dois) dias atrás. Como proceder? Já estou com os documentos prontos e aguardo orientações/confirmação da minha inscrição. Obrigado.
Resposta:
Boa tarde. O Senhor pode anexar os documentos pendentes junto com qualquer um dos anexos já enviado, que receberemos. Caso não consiga anexar dentro da mesma inscrição, faça uma outra com todos os documentos corretos que analisaremos da mesma forma.
Consulta:
com licençca, preciso entender qual area do lote pode ser utilizada para o projeto? se existe uma delimitaçao (metade retangular ou a metade que passa o retorno do av das jaqueiras) ou se poderia ser feito interrelacionando as duas partes?
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021. No que tange às dimensões do lote, tem-se no art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);” Os parâmetros urbanísticos são definidos no art. 2º: (...) “II – a taxa máxima de ocupação de cada lote é de 50% da área do lote; III – a taxa máxima de construção de cada lote é de 90% da área do lote; IV – a taxa máxima de ocupação do subsolo em cada lote é de 70% da área do lote;” (...)
Consulta:
Boa tarde. Não encontrei no Edital e anexos a locação e dimensões do lote. Podem informar, por favor, onde posso verificar esses dados?
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
Prezados, Sobre itens mínimos a serem entregues, encontro dúvidas entre o edital e o anexo 1. No subitem 11.3 do Edital informa que a apresentação se dará em 2 etapas. A entrega dos concorrentes, pelo site; e a entrega dos classificados, por pendrive. O subitem 11.4 do Edital, descreve o conteúdo mínimo de apresentação da primeira etapa, o que não condiz com o informado no item 8.1 do Anexo 01, especialmente no que diz respeito ao conteúdo do pendrive, que deverá ser entregue na segunda etapa. Compreendo, assim, que os documentos relacionados no subitem 8.1 do Anexo são itens a serem entregues apenas pelos projetos classificados. Está correto?
Resposta:
O conteúdo da apresentação da primeira etapa encontra-se disposta a partir do subitem 11.4 do Edital. A segunda etapa de apresentação das propostas acontecerá após o julgamento final do Concurso, em que os três primeiros colocados deverão encaminhar o Projeto Legal de Arquitetura completo, conforme definição da ABNT na NBR 13532 e Item 8 do Regulamento, conforme disposto no subitem 11.17 do Edital.
Consulta:
A área de Estufa é compatibilizada como área de projeto?
Resposta:
A estufa será considerada computável se for uma edificação coberta, caso seja uma área em jardim não edificada/coberta, não será computável.
Consulta:
No edital consta 7.500m² que seria 100m por 95m, agora fomos informados que a lei de 27 dezembro de 2021 estabelece que o lote tem 95 por 75 que é igual a 7.125m², essas informações devem ser alteradas no edital em todos os documentos do concurso, ok?
Resposta:
Apesar do lote ainda não estar criado em Projeto de Urbanismo aprovado, seus critérios já foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, que trata das dimensões do lote em seu art.1º inciso “IV – os lotes terão área padronizada de 7.125 metros quadrados cada um, correspondendo a 95 metros (frente e fundo) por 75 metros (laterais);”
Consulta:
Para ficar registrado: Hoje, dia 10/06/2022, ao Edital minha inscrição, e clicando em Atualizar Inscrição, acusa Erro no Servidor
Resposta:
Bom dia! Basta ir no No menu "Inscrições", "Minha Inscrição", faz login, depois clica em editar no menu superior. Caso o senhor não consiga alterar tire um print da tela e envie para o e-mail: contato.cpmb@cultura.df.gov.br. No mais, estamos à disposição.
Consulta:
Prezados da Coordenação, Na parte superior da tabela de Programa de Necessidades enumeram se vários projetos complementares (desde cálculo de estrutura, a paisagismo eléctrica(s), sinalização entre outros). Quais exigências temos os inscritos a partir dessa enumeração? Na apresentação das propostas até o 11 de julho, é necessário incluir nas pranchas os projetos complementares, para ter o nível "Projeto legal" ou é aceitável o nível "Estudo Preliminar" conforme o ponto 11. VI do Edital? Todos os projetos complementares somente serão entregues via pendrive na segunda apresentação pelos 3 vencedores, tendo eles somente 3 días úteis para fechar, preparar e gerenciar o envio de todos eles totalmente completos?
Resposta:
Todos os projetos complementares somente serão entregues via pendrive na segunda apresentação pelos 3 vencedores, tendo eles somente 3 dias úteis para fechar, preparar e gerenciar o envio de todos eles totalmente completos? O conteúdo da apresentação da primeira etapa encontra-se disposta a partir do subitem 11.4 do Edital. A segunda etapa de apresentação das propostas acontecerá após o julgamento final do Concurso, em que os três primeiros colocados deverão encaminhar o Projeto Legal de Arquitetura completo, conforme definição da ABNT na NBR 13532 e Item 8 do Regulamento, conforme disposto no subitem 11.17 do Edital.
Consulta:
Prezadas e prezados, Na página 5 do regulamento anexo I indica se que o Auditório/Teatro será usado pelos 'visitantes'. No Anexo Fluxograma, pelo contrário, usado pelos 'usuários' Também, no Fluxograma, não se estabelece vínculo entre visitantes e o restaurante do 2° andar nem com a loja.2, ao tempo que na tabela PN sim está solicitado que visitantes acessem a esses espaços... Qual informação é válida para nos poder trabalhar na estruturação de espaços e consequentes resultado estrutural-formal?
Resposta:
O nível de acesso a todos os ambientes está estabelecido no Anexo I – Programa de Necessidades, tanto no item 2 que descreve o que se pretende de cada espaço do Museu da Bíblia – Brasília, quanto do item 6. PN, na coluna “Acesso”.
Consulta:
Olá. A partir da resposta confirmando que não existe previsão no edital para a contratação do arquiteto vencedor para as etapas de anteprojeto e projeto executivo, gostaria de ressaltar que um projeto de arquitetura — ainda mais de um bem cultural importante como este museu em questão — precisa ter o desenvolvimento de todas as suas etapas feito pelo o autor da ideia inicial do projeto. Somente assim estará garantido que o edifício construído guardará as qualidades e intenções concebidas inicialmente. É assim que ocorre na organização de concursos públicos no mundo todo, inclusive nos concursos realizados no Brasil. O projeto precisa ser entendido como um todo composto por etapas complementares. Nas etapas de anteprojeto e projeto executivo, serão desenvolvidas soluções para as ideias apresentadas no estudo preliminar ou no projeto legal. Sendo assim, o desenvolvimento do projeto feito por terceiros que não os autores e únicos detentores do entendimento completo do projeto e de suas intenções formais, espaciais, construtivas, e fenomenológicas, corre o risco de ter soluções elaboradas de modo isolado, não levando em conta suas consequências colaterais. Tal fato resultará, invariavelmente, na construção de um projeto de arquitetura descaracterizado, de baixa qualidade e infiel ao projeto escolhido inicialmente pelo concurso, além de representar um mal investimento de recursos públicos. https://www.caubr.gov.br/concursos-em-julgamento-no-stj-o-fatiamento-do-projeto-vencedor
Resposta:
Não há dúvida a ser respondida, apenas uma ponderação sobre as futuras etapas de desenvolvimento do projeto, posteriores ao concurso, que não estão previstas no edital.
Consulta:
Conforme "ANEXO I REGULAMENTO - Programa de Necessidades" , página 5. Descreve que "O Auditório/Teatro, com capacidade mínima para 500 pessoas", entretanto no anexo "ANEXO XII - Programa de Necessidades em fases" refere-se a 800 pessoas. Qual seria a capacidade correta?
Resposta:
O detalhamento das características que se espera do teatro/auditório está descrito no Anexo I – Regulamento – Programa de Necessidades, que estabelece em seu item 6. PROGRAMA DE NECESSIDADES: “Capacidade para 800 pessoas.”
Consulta:
Considerando que já existe uma garagem para toda a metragem do prédio e uma boa área de estacionamento na frente do edifício, que só vai atender esse edifício, será mesmo necessário colocar carros no nível do canteiro central do eixo monumental?
Resposta:
A Lei Complementar nº 995, de 27 de dezembro de 2021, exige em seu artigo 2º inciso VIII – a implantação de estacionamento em subsolo no interior do lote, na proporção mínima de 1 vaga de automóvel para cada 50 metros quadrados de área construída e 1 vaga para bicicleta para cada 150 metros quadrados de área construída. O Programa de Necessidades prevê ainda um estacionamento de superfície com capacidade para 60 vagas, interno ao lote. O projeto de estacionamento em área pública, em superfície, está em fase de elaboração pelo poder público e não é objeto do concurso.
Consulta:
Bom dia. No "Cronograma", é informado, sobre o prazo para respostas às consultas: " Respostas às consultas: 3 dias após a data da consulta " . Entendemos que para o desenvolvimento e fechamento das propostas, questões fundamentais precisam ser esclarecidas, e que da data limite para envio das propostas está bastante comprometida, uma vez que as perguntas não estão sendo respondidas nos prazos previstos pelo Cronograma.
Resposta:
Bom dia senhor! Qual foi a pergunta enviada? Estamos trabalhando de modo que todas as respostas sejam dadas a tempo.
Consulta:
O valor da inscrição onde foi mencionado?
Resposta:
Bom dia! Não há cobrança para a inscrição no concurso. os senhores podem se inscrever gratuitamente.